O evento aconteceu no Auditório do SINSEPUMG em Goiana nesta segunda-feira, 12 de novembro de 2012.
O Secretário Ilo Jorge da SESTRAN abriu o evento, que contou com a
participação de representantes da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito,
a Polícia Militar, SINSEPUNG, Conselho Tutelar e demais Conselhos do Município, o Secretário
afirmou que o diagnóstico sobre o fenômeno da violência no Município de Goiana
é essencial para definir ações que se traduzam em sustentabilidade e sirva de
embasamento à elaboração e implantação das políticas públicas de segurança e combate a criminalidade.
E enfatizou que os dados criminais foram fornecidos pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de
Bombeiros Militar e Sistema de Justiça, estudados e, posteriormente,
analisados.
Quanto aos dados socioeconômicos, essses são oriundos dos Órgãos Municipais
das atividades fins, tais como: segurança, trânsito e transportes urbanos,
educação, saúde, assistência social, cultura, esportes, desenvolvimento
econômico, agricultura, bem como das entidades representativas da sociedade
civil e do empresariado local.
Segundo Ilo Jorge a produção de informações mais detalhadas dos atos
violentos ocorridos no Município viabiliza uma linha de base mais definida para
o planejamento e a implantação de um Sistema de Informações sobre Violência e a
delinquência no Município, visando à orientação dos gestores municipais na
tomada de decisões e na avaliação das ações a serem executas para enfrentar os
problemas oriundos da violência.
Desta forma, essas informações serão utilizadas no planejamento das
políticas públicas de educação, saúde, assistência social, defesa social,
cultura, esportes, desenvolvimento econômico, agricultura, a serem implantadas
no Município, na perspectiva da prevenção e no combate à violência. A intenção
é que os dados do diagnóstico sejam atualizados semestralmente pelos envolvidos
supracitados, com a finalidade do mesmo ser um instrumento de orientação
permanente das ações de prevenção à violência no Município.
A socialização do relatório será conduzida pela SESTRAN, que organizará
reuniões com as entidades municipais envolvidas, os conselhos setoriais
municipais e as instituições do Sistema de Justiça e Segurança do Município.
Nestas reuniões será apresentado o relatório final do diagnóstico, onde
o mesmo será disponibilizado no site da Prefeitura e da SESTRAN e, em meio
magnético para reprodução dos envolvidos e da sociedade, afirmou o Secretário
da SESTRAN.
Uma instituição especializada foi contratada por processo licitatório, conforme os termos celebrado do Convênio com a SENASP, para apoiar a SESTRAN na elaboração do diagnóstico. A instituição contratada foi o Instituto de Gerenciamento de Cidades, empresa com notória especialização no ramo da segurança e gestão pública.
DIAGNÓSTICO SOBRE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GOIANA/PE
META 2- ETAPA/FASE 1 do CONVÊNIO SENASP/MJ Nº
752234/2012
Outubro/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. O MUNICÍPIO DE GOIANA
2.1 Contexto histórico e evolução
socioeconômica
2.2 Instituições de Segurança atuantes
no município de Goiana e sua estrutura organizacional frente ao enfrentamento a
violência
3. A SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM GOIANA
3.1 O referencial de dados de
violência a partir da realidade municipal apresentados pelas instituições
públicas, sociedade civil, terceiro setor e conselhos de direitos
3.2 Análise e Estatísticas Criminais
Oficiais
4. SÍNTESE CONCLUSIVA
4.1
Os delineamentos para o
plano de ação de enfrentamento à violência
5. 5. REFERÊNCIAS
1.
INTRODUÇÃO
O
presente texto apresenta o Relatório Final do diagnóstico sobre o fenômeno da
violência realizado no município de Goiana/PE.
O propósito da construção deste
diagnóstico da violência está inserido nas ações de prevenção à violência
prevista no Projeto “Fortalecimento as
ações comunitárias e da participação
social do município de Goiana”, com recurso captado através da SENASP/MJ –
Secretaria Nacional de Segurança Pública e a metodologia aplicada conforme o
Convênio nº 752234/2010.
O diagnóstico prevê a análise
sobre a violência e o retrato apresentado no município, sendo um instrumento essencial
para definir ações que se traduzam em sustentabilidade e embasamento à
elaboração e implantação das políticas públicas de segurança. A produção de
informações mais detalhadas dos atos violentos ocorridos no município viabiliza
uma linha de base mais definida para o planejamento e a implantação de um
Sistema de Informações sobre Violência e a delinquência no Município, visando a
orientação dos gestores municipais na tomada de decisões e na avaliação das
ações a serem executas para enfrentar os problemas oriundos da violência. Desta
forma, essas informações poderão ser utilizadas no planejamento das políticas
públicas de educação, saúde, assistência social, defesa social, cultura,
esportes, desenvolvimento econômico, agricultura, a serem implantadas no
município, na perspectiva da prevenção à violência, fortalecimento da cultura
de paz e apontamento dos caminhos delineadores de transformação social e, por
conseguinte, servir de parâmetro para ações de mediação dos conflitos sociais
existentes no município.
Como iniciação de
entendimento do universo municipal e social, a análise buscou entender em que
medida o arcabouço institucional e a gestão político-administrativa de
estruturação, organização e funcionamento do município estão dimensionados para
responder à complexidade social vigente, em que o enfrentamento à violência é
mais uma exigência dessa complexidade.
Como contra face, buscou captar a externalização das vivências
socioculturais expressas nas ocorrências de violência levantadas e
inventariadas pelos órgãos oficiais de segurança, e com ênfase relatada pela
sociedade civil pesquisada.
A pesquisa se deu por meio
de aplicação de questionários com as Instituições Públicas e a Sociedade Civil,
(Reuniões e visitas in loco para
explicações quanto ao preenchimento dos questionários), com levantamento e
análise dos dados socioeconômicos em banco de dados oficiais e coleta de
informações nos locais pesquisados e levantamento dos recursos humanos e
materiais, bem como, realização de pesquisa sobre o nível de participação da
sociedade na elaboração e proposição da política pública de segurança pública e
coleta de dados das estatísticas oficiais das ocorrências de violência
registradas no município e análise criminal a respeito. Concluindo com a
realização de reuniões discursivas com o poder público municipal e os segmentos
representativos da sociedade que lidam diretamente com as questões que envolvem
a violência.
O diagnóstico foi
organizado da seguinte forma: a princípio, contextualização do histórico do
município, com suas características e sua dinâmica socioeconômica, a estrutura
das instituições de segurança local, o retrato governamental municipal de ações
voltadas para a prevenção à violência inserida na rede de proteção social e o
nível de participação social na política de segurança e segundo, as
estatísticas e análise criminal da situação da violência no município fazendo
um parâmetro com a realidade apresentada nas pesquisas e por fim, a síntese
conclusiva.
Este Relatório tem o
caráter de documento narrativo e descritivo, trata-se de um texto para
conhecimento e orientação gerencial, para gestores-decisores e sociedade civil
organizada, partícipes de colegiado-decisor e de representação municipal e
principalmente para nortear as proposições para a construção do plano municipal
de segurança do município.
2. O MUNICÍPIO DE GOIANA
2.1 Contexto histórico e evolução
socioeconômica
Goiana é um município
brasileiro do Estado de Pernambuco, situado na região Nordeste do Brasil, com
uma área de 501,17 km2, o município é constituído de três distritos: Goiana,
Ponta de Pedras e Tejucupapo, além destes distritos o município possui os
seguintes povoados: Atapuz, Carrapicho, Ibeapicu, Ilha de Itapessoca, Usina
Santa Tereza, Usina Nossa Senhora da Maravilha, Barra de Catuama,
Carne-de-Vaca, Gambá, Gambá de baixo, Chã de Alegria, Caioé e São Lourenço.
Juntos constituem a população de 75.684 habitantes
realizada pelo IBGE em 2009, possuindo assim a segunda maior população da Zona
da Mata, a maior de sua microrregião (Zona da Mata Norte) e a 19ª do seu
estado. Sua população é na maioria urbana, 76,93% e, possui uma densidade
demográfica de 150,72 hab/km2.
Goiana localiza-se no nordeste
do estado, a treze metros de altitude, fazendo divisa com o estado da Paraíba,
estando a 62 km de Recife (capital do estado), a 51 km de João Pessoa (capital
da Paraíba, estado vizinho) e a 2.187 km de Brasília (capital federal). Os
municípios limítrofes no Estado Pernambuco compreendem: Condado, Igarassu,
Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Itaquitinga; e munícipios limítrofes no Estado
da Paraíba compreendem: Caaporã, Pitimbu e Pedras de Fogo. Seu centro histórico
foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. Por seus prédios
históricos e sua arquitetura, possui o apelido de "Milão Brasileira".
No ano de 2007 foi classificado pelo IBGE como um centro de zona A, pela sua
influência sobre os municípios vizinhos. O município possui o ponto continental
mais oriental de seu estado, a Ponta do Funil, no distrito de Pontas de Pedras.
A história de Goiana está
estreitamente vinculada aos engenhos da região. Durante o período colonial, foi
um dos principais produtores de cana-de-açúcar em Pernambuco; o Rio Goiana, que
corta a cidade, abrigava importante porto, que escoava a produção do local.
Primitivamente ocupada por índios caetés e potiguaras, a cidade de Goiana
originou-se de um dos mais antigos núcleos de colonização da região e foi, por
diversas vezes, sede da capitania de Itamaracá.
O Centro Histórico de
Goiana é marca registrada do próprio município e conta com os seguintes pontos
principais:
·
A
Prefeitura de Goiana está
localizada em um edifício histórico, situado na Avenida Marechal Deodoro da
Fonseca (Rua Direita), principal avenida da cidade.
·
A
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos
Homens Pretos está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca,
Centro Histórico de Goiana. Foi construída em estilo barroco no ano de 1835 e
declarada Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938, igual à maioria de seus
edifícios e Igrejas da redondeza.
·
A
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos
Homens Brancos está localizada na Avenida Marechal Deodoro da
Fonseca. É uma igreja em estilo barroco construída no século XVIII e declarada
como Patrimônio Histórico Nacional, no ano de 1938.
·
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos
Homens Pardos foi
construída no século XVIII, com estilo barroco, estilo que era muito utilizado
naquela época para construções de igrejas, está localizada na Praça da
Bandeira. Nas suas dependências se encontra o Museu de Arte Sacra de Goiana e é
considerado patrimônio histórico nacional. O Museu de Arte Sacra de Goiana encontra-se dentro
das instalações da Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos. Com
numerosas exposições de diferentes estilos, destacando o acervo de cerâmicas de
Santos realizadas pelos artistas pernambucanos e as de Arte Sacra colecionadas
entre os séculos XVII e XX.
·
O Convento de Santo Alberto dos Carmelitas foi construído em estilo barroco no
século XVII na atual Praça Frei Caneca. Forma conjunto com a Igreja de Nossa
Senhora do Carmo e em seu interior encontramos uma importante coleção de
imagens sacras dos séculos XVI e XVII.
·
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence ao convento de Santo Alberto
dos Carmelitas e foi construída no século XVII, no mesmo século do Convento.
O povo de Goiana em sua
história sempre lutou por liberdade, tendo participado ativamente da Revolução
Pernambucana (1817), da Revolução Goianense (1825) da Confederação do Equador
(1824) e na Batalha das Heroínas de Tejucupapo, citado acima.
Goiana inicialmente se
localizou no lote doado por El Rei de Portugal a Pero Lopes de Souza, fazendo
parte, da Capitania de Itamaracá; Como a povoação situada no vale do Rio
Goiana, que é formada pela confluência dos rios Capibaribe-mirim e Tracunhaém,
passou a se destacar na segunda metade do século XVI, quando foram fundados os
primeiros engenhos, apesar das hostilidades dos índios que viviam na região.
Alguns desses engenhos foram destruídos pelos indígenas de fato que motivou a
organização de expedições de conquistas comportas de portugueses vindos da Paraíba.
Durante o século XIX as
atividades comerciais tiveram grande importância no município, graças ao
movimento do seu porto, através do qual eram escoadas as mercadorias
provenientes do interior.
Alguns estudiosos dizem
que Goiana é palavra de origem da língua tupi e significa: gente estimada,
outros filósofos divergem e dizem ter o significado de: mistura ou parente e,
ainda, Frei Vicente de Salvador em 1627 definiu como sendo: porto ou
ancoradouro.
Elevado à categoria de vila com a
denominação de Goiana, por provisão Régia de 15/01/1685.
Elevado novamente à
categoria de vila com a denominação de Goiana em 06/10/1742. E elevado á
categoria de cidade e sede do município pela Lei provincial nº 86 de
05/05/1840.
O primeiro ônibus de que se tem notícia no Brasil foi um veículo da marca francesa Panhard-Levassor, importado no ano 1900 pela Companhia de Transporte de Goiana, que na
época era a mais importante cidade de Pernambuco, depois da capital, Recife. Destinava-se o referido veículo ao transporte de
passageiros entre Goiana e Recife pela histórica estrada de rodagem,
hoje a BR-101.
O setor primário em Goiana
possui como atividade principal a produção de cana-de-açúcar. É nessa área de
cultivo onde está empregada a maior parte da mão-de-obra local. O município
produziu só no ano de 2007, 1.010.000 toneladas de cana-de-açúcar. A cana foi o
primeiro produto que moveu o Brasil, alavancando a economia brasileira durante
o período colonial, sendo substituída pelo café no período imperial. Outra
atividade rural de grande destaque no município é a do cultivo do coco-da-baía.
Goiana é a maior produtora de calcário do Estado de Pernambuco, a segunda maior
produtora de areia industrial e de ferro do mesmo estado, e a terceira maior
produtora de rocha fosfática de Pernambuco. Na aquicultura, Goiana também se
destaca em sua região, ocupando 70% das áreas destinadas a esse tipo de
agricultura dessa mesma região. Possuindo hectares principalmente na região dos
rios Goiana e Megaó.
O setor secundário no
município de Goiana possui grande importância desde o inicio do século XX
quando foi criada a Fiação de Tecidos Goiana – FITEG, no município, desde então
empresas como Klabin, Nassau, Canaã e Produtos Pérola se estabeleceram no
município. O Distrito Industrial de Goiana foi criado pela lei estadual nº
950/2009, ele fica localizado no bairro da Nova Goiana, emprega dezenas de
goianenses e contou inicialmente com quatro empresas, alavancando desde a sua
criação a economia goianense. A Klabin é uma papelaria que produz em Goiana, embalagens
de papelão, a multinacional chegou ao município na década de 1960 e emprega
cerca de trezentos e cinquenta (350) trabalhadores. A Nassau é uma fábrica de
cimentos localizada na Ilha de Itapessoca, atualmente é a maior fábrica de
cimentos do Estado de Pernambuco e a segunda maior do país.
Nas últimas décadas do século XIX e
início do XX,
Goiana enfrentou graves problemas sociais advindos do desenvolvimento lento,
desordenado, e com crescimento da periferia,
dando assim origem a diversos bairros como a Nova Goiana e Flexeiras. No
começo do século XX perdeu a posição de segunda
cidade mais importante do estado de Pernambuco.
Após
as Leis das Regiões Metropolitanas, em 1970, os municípios próximos ao Recife
apresentaram uma trajetória econômica muito positiva, a partir de investimentos
em infraestrutura por parte do Governo Federal.
No litoral norte, alguns municípios de industrializaram, outros se
tornaram fortemente dependentes do setor de serviços e um terceiro grupo
sofreram transformações superficiais.
Como indicadores
socioeconômicos gerais, o Município tem PIB de R$ 634.200,00, ocupando a 14º
posição de Pernambuco, que apesar da ordem de grandeza aqui mensurada,
representa 1,34% do PIB estadual. O PIB per capita é de R$ 8.521,44 (IBGE
2009).
No ano de 2004 foi oficializada a implantação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco no município de Goiana. A partir de 2008 foi criado
o Distrito Industrial de Goiana e
a Novartis confirmou
sua fábrica no Polo Farmacoquímico do estado.
Em 2010 foi criado o Comitê Gestor
Metropolitano que elaborou para o conjunto metropolitano da Mata Norte de
Pernambuco, “o programa Norte Metropolitano e Goiana”, para
Araçoiaba, Abreu e Lima, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Paulista, e
Goiana, o instrumento de planejamento para a região chamado “Agenda de Desenvolvimento Integrado e
Sustentável”, tem por objetivo articular e integrar ações estruturadoras
e transformadoras de interesse regional, através de um conjunto de proposições
e diretrizes estratégicas, com foco no desenvolvimento sustentável.
As ações previstas
nessa Agenda estão distribuídas em três eixos temáticos:
·
Funcionalidade Urbana (infraestrutura viária, mobilidade e saneamento ambiental);
·
Turismo e Cultura, e
·
Desenvolvimento Socioeconômico.
Como forma efetiva de promover mais rapidamente uma mudança sustentável
e de impulsionar o crescimento integrado, elegeu-se o Turismo e Cultura como
prioridade e catalisador do desenvolvimento, uma vez que as potencialidades
locais e regionais voltadas para o setor são evidentes, principalmente,
relacionadas ao ambiente natural e ao patrimônio histórico construído.
Nesse sentido, a realização de uma Campanha Promocional Turística da Rota Náutica Coroa do Avião e, em seguida, a criação do
sitewww.rotanauticacoroadoaviao.pe.gov.br, constituíram as primeiras ações implementadas. visando uma maior divulgação e o consequente aumento de
visitação para o produto turístico e cultural da região.
O site está indexado a outros sites (Agência Condepe/Fidem, Empetur e Prefeituras da Região), e de mecanismos de busca, que oferecem ao internauta condições de acessar e conhecer um território de oportunidades e desafios, com potencialidades peculiares e com propostas de ações prioritárias baseadas na realidade histórica, política, socioeconômica e cultural da região.
O site está indexado a outros sites (Agência Condepe/Fidem, Empetur e Prefeituras da Região), e de mecanismos de busca, que oferecem ao internauta condições de acessar e conhecer um território de oportunidades e desafios, com potencialidades peculiares e com propostas de ações prioritárias baseadas na realidade histórica, política, socioeconômica e cultural da região.
O documento executivo Norte Metropolitano e Goiana - Oportunidades
para o Desenvolvimento Regional Sustentável é uma versão executiva e resumida
da Agenda, com proposições de natureza estratégica, fundamentadas na
valorização das potencialidades existentes e na análise dos investimentos em
curso, alicerces para o desenvolvimento integrado e sustentável regional.
O Governo Federal escolheu
Pernambuco para sediar o arranjo tecnológico e produtivo capaz de contribuir
com a produção nacional de fármacos e biotecnologia. A partir dessa decisão, o
Governo Estadual elegeu o município de Goiana, como o local de fundação do Polo
Farmacoquímico, um conglomerado de empresas voltadas para a produção de
medicamentos, pautado na inovação tecnológica, numa aliança estratégica entre a
pesquisa acadêmica e a indústria.
O polo ocupará uma área de
345,370 hectares, localizada a aproximadamente 4 km do centro urbano de Goiana,
às margens da BR-101. O município de Goiana polariza um centro econômico-social
com 6,5 milhões de pessoas distribuída entre Recife (PE) e João Pessoa (PB).
Será mais um desafio
metropolitano, Goiana apontando com uma força econômica, com novas indústrias,
ancorado pela Hemobras, A companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) e mais
recentemente o anúncio da instalação da FIAT, que levará para a região cerca de
60 fornecedores de auto partes.
A chegada da Montadora
Italiana, a FIAT em Goiana, mudará a face da Mata Norte. A implantação de novos polos produtivos
vai redesenhar a economia da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Enraizada na
cultura da cana de açúcar, a região vai fazer a transição para os setores
industrial e logístico. O Complexo Fiat, com investimento estimado em R$ 7,1
bilhões (R$ 4 bilhões da montadora e R$ 3,1 bilhões dos fornecedores), será o
motor desse ciclo de desenvolvimento. O cluster automotivo vai se juntar ao
polo farmacoquímico e a uma plataforma logística integrada por porto e
aeroporto. Só esses três megaprojetos, no município de Goiana, totalizam
investimentos de R$ 12,1 bilhões, equivalente a 15% do Produto Interno Bruto
(PIB) pernambucano.
Goiana também ganhará com a execução dos principais projetos que podem
melhorar a infraestrutura viária da Mata Norte, será o Arco Metropolitano e os
contornos da BR-101 nos trechos engarrafados. Atualmente, o acesso a Goiana
(pela BR-101) tem vários trechos congestionados que passam pelas cidades de
Abreu e Lima, Igarassu e Paulista, todas na Região Metropolitana. O Arco
Metropolitano é uma estrada de 98 quilômetros, que começa em Ipojuca e vai até
Itamaracá e vai possibilitar chegar a Mata Norte sem passar pela BR-101. Orçado
em R$ 1,8 bilhão. O Arco vai desafogar a rodovia federal, o Governo estadual anunciou
recentemente que está trabalhando para entregar a primeira das três etapas das
obras no início de 2014.
Como Índice de Desenvolvimento Humano - IDH/PNUD apresenta a cifra
de 0,692, correspondendo ao estágio de médio desenvolvimento.
No exame mais
detalhado das finanças municipais vamos compreender como se comporta o
município na formação do PIB, quais os setores responsáveis pela sua formação,
podendo relacioná-las desde já às informações de trabalho e renda e
simultaneamente, correlacionar o distanciamento entre a média registrada pelo
PIB per capita e a média real de renda auferida pelos munícipes, segundo
categorias de trabalhadores municipais (BDE Condepe Fidem).
Quadro 1 - Produto Interno
Bruto correntes e Produto Interno Bruto per capita – Município de Goiana/PE.
Municípios
|
2009
|
|
PIB
(1.000 R$)
|
PIB
per capita (R$)
|
|
Goiana
|
634.200,00
|
8.521
|
Fonte: Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de
Pernambuco - Agência CONDEPE/FIDEM Nota: Ano de referência 2002.
Quadro 2 - Composição setorial do Valor Adicionado Bruto – VAB –
Município de Goiana/PE.
Fonte: Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de
Pernambuco - Agência CONDEPE/FIDEM. Nota: Ano de referência 2002.
|
Quadro 3 - Número de empregados por grau de instrução no mercado formal,
segundo as atividades econômicas.
Municípios / Atividades econômicas
|
2010
|
|||||||||||
Total
|
Analfabeto
|
Até
o 5° ano incompleto do ensino fundamental
|
5°
ano completo do ensino fundamental
|
Do
6° ao 9° ano incompleto do ensino fundamental
|
Ensino
fundamental completo
|
Ensino
médio incompleto
|
Ensino
médio completo
|
Educação
superior incompleta
|
Educação
superior completa
|
Mestrado
completo
|
Doutorado
completo
|
|
Goiana
|
12.194
|
794
|
1.531
|
591
|
1.552
|
883
|
1.332
|
4.196
|
238
|
1.075
|
2
|
-
|
Agropecuária, extração vegetal caça e pesca.
|
4.342
|
763
|
1.309
|
392
|
924
|
151
|
284
|
474
|
11
|
34
|
-
|
-
|
Extrativa mineral
|
50
|
-
|
3
|
1
|
4
|
2
|
12
|
21
|
3
|
4
|
-
|
-
|
Indústria de transformação
|
2.327
|
6
|
102
|
103
|
256
|
147
|
263
|
1.190
|
88
|
172
|
-
|
-
|
Serviço industrial de utilidade pública
|
15
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
1
|
13
|
-
|
1
|
-
|
-
|
Construção civil
|
183
|
17
|
32
|
40
|
18
|
47
|
17
|
11
|
1
|
-
|
-
|
-
|
Comércio
|
2.091
|
1
|
16
|
30
|
97
|
135
|
566
|
1.128
|
56
|
62
|
-
|
|
Serviços
|
1.142
|
7
|
69
|
22
|
65
|
79
|
177
|
508
|
64
|
151
|
-
|
-
|
Administração pública
|
2.044
|
-
|
-
|
3
|
108
|
322
|
12
|
851
|
15
|
651
|
2
|
-
|
Fonte: Ministério
do Trabalho e Emprego.
Quadro 4 - Número de empregados no mercado formal por classes de renda
em 31.12.
Municípios
|
2010
|
|||||||||||||
Total
|
Até
1/2 salário mínimo
|
Mais
de 1/2 a 1 salário mínimo
|
Mais
de 1 a 1 1/2 salários mínimos
|
Mais
de 1 1/2 a 2 salários mínimos
|
Mais
de 2 a 3 salários mínimos
|
Mais
de 3 a 4 salários mínimos
|
Mais
de 4 a 5 salários mínimos
|
Mais
de 5 a 7 salários mínimos
|
Mais
de 7 a 10 salários mínimos
|
Mais
de 10 a 15 salários mínimos
|
Mais
de 15 a 20 salários mínimos
|
Mais
de 20 salários mínimos
|
Ignorado
|
|
Goiana
|
12.194
|
11
|
690
|
4.327
|
2.542
|
2.197
|
1.095
|
445
|
350
|
150
|
73
|
26
|
20
|
268
|
Fonte: Ministério
do Trabalho e Emprego.
Ao considerar as tabelas apresentadas
correlacionando aos números sobre a formação das riquezas municipais, pode-se
observar que Goiana segue a tendência nacional de concentração de renda e riqueza,
e diferentemente do que aponta o PIB per capita, a renda média é de
aproximadamente R$ 334,00 (BDE - Agência Condepe
Fidem).
A afirmação poderá ser
neutralizada, se computados os aportes disponibilizados pela rede de proteção
social significar atendimento pleno no atendimento aos direitos básicos, pelo
que o cidadão passaria a recolher outras contribuições de natureza complementar
à renda, enquanto forma de ganho indireto.
Ademais, o município de
Goiana direciona para desafios de crescimento econômico em virtude do esforço
empreendido pelo Governo do Estado e o município, no incremento dos
investimentos aqui já citados, concentrando
na região investimentos previstos da ordem de R$ 5 bilhões de reais nos
próximos quatro anos.
Com planejamento de médio
prazo e ação política dos governantes e sociedade, e os novos investimentos, a
região vai gradativamente se equipar e equacionar seus problemas de
infraestrutura econômica e necessidades sociais, com reflexos para as políticas
públicas direcionadas ao desenvolvimento social.
2.2
Instituições de Segurança atuantes no município de Goiana e sua estrutura
organizacional frente ao enfrentamento à violência
·
Polícia
Militar de Pernambuco - 3ª COM – 3ª Companhia da Polícia Militar.
·
Polícia
Civil de Pernambuco – Delegacia de Polícia da 44ª Circunscrição – Goiana.
·
Secretaria
de Segurança Cidadã, Trânsito e Transporte Urbano de Goiana - Guarda Municipal
de Goiana.
A partir da análise dos
questionários aplicados com essas instituições que atuam no Sistema de Segurança
Pública local com vistas à estrutura organizacional foi observado que:
Ponto
Forte e Ponto Fraco: Todas
as instituições apontaram como ponto fraco a falta de efetivo suficiente para
realizar suas atividades e como ponto forte o entrosamento e o comprometimento
das equipes.
Infraestrutura: Instalações físicas inadequadas para
a realização das atividades com exceção da Polícia Civil, que estão instalados
em prédio recém-reformado e de acordo com suas necessidades.
Sistema
de comunicação e informação:
Todas demonstraram insuficiência de equipamentos e sistema de comunicação em
especial àqueles que necessitam de instrumentos tecnológicos. Não existe ainda
um sistema de comunicação integrado entre estes órgãos.
Quanto à existência de
Programa/Projetos relacionados à prevenção a violência no município, a Polícia
Civil cita que, por força da sua missão Constitucional já realiza as
investigações das infrações penais, no entanto, a Instituição PM relatou a
atuação dos Policiais Militares nas Escolas, através do Programa PROERD – Programa
Educacional de Resistência às Drogas, e a Secretaria de Segurança Cidadã,
Transito e Transporte Urbano relataram o trabalho preventivo dos Guardas
Municipais e Agentes de Trânsito, através do GAOPE – Grupamento de Apoio as
Operações Especiais nos patrulhamentos preventivos no Centro Comercial e nas
Escolas e do trabalho educacional e de fiscalização de trânsito realizados
pelos Agentes de Trânsito.
Porém, foi percebido que
essas instituições não apresentaram planejamento frente à nova realidade do
município diante da expansão econômica que se aproxima, que, ao mesmo tempo em
que trará o desenvolvimento, causará impactos advindos que requererá
planejamento preventivo.
Secretaria de
Segurança Cidadã, Trânsito e Transporte – SESTRAN - Guardas Municipais e
Agentes de Fiscalização de Trânsito.
Em
março de 2011, o município de Goiana, considerando o
novo papel dos municípios no enfrentamento a violência urbana, sobretudo nas
estratégias de prevenção social, bem como, a elevada taxa de criminalidade da
Região e a sensação coletiva de insegurança, regulamenta a lei que cria e
institui a SESTRAN, que nasce imbuída por propósitos para enfrentamento das
mudanças do perfil de comportamento social com deliberado ânimo para a violência;
atuando na prevenção do crime e da violência, exigindo a estruturação da guarda
municipal e ainda ordenar os transportes públicos de passageiros nos termos do
STPP-Goiana e integrar o município ao Sistema Nacional de Trânsito como
determina o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
Estrutura da SESTRAN: 03 Diretorias: Segurança e Vigilância,
Trânsito e de Transportes.
Diretoria de Segurança e Vigilância: Comando da Guarda Municipal,
constituída de: Divisão Operacional da Guarda Municipal – Sub Comando da Guarda
Municipal; Divisão Operacional de Apoio da Brigada de Trânsito, e Divisão
Operacional de Apoio da Brigada Ambiental.
Diretoria de Trânsito: constituída de
Gerência de Projetos, Estatística e Educação de Trânsito; Gerência de Operação
e Fiscalização do Trânsito, e Gerência de Engenharia de Tráfego.
Diretoria de Transportes: constituída
de Gerência de Gestão e Cadastro;
Gerência de Operação e Fiscalização de Transportes, Gerência dos Modais de Transportes.
Gerência de Operação e Fiscalização de Transportes, Gerência dos Modais de Transportes.
Órgãos vinculados a Secretaria de
Segurança Cidadã, Trânsito e Transportes Urbanos - SESTRAN:
a) Conselho Municipal de Transportes;
b) Conselho Municipal de Segurança;
c) Junta Administrativa de Recurso de
Infração de Trânsito e Transportes – JARI;
d) Corregedoria, e
e) Conselho Orçamentário.
.
Em face desse cenário, e por estímulo da realidade do município, a
Prefeitura através da SESTRAN se capacitou a participar dos ingressos
disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP, e
através de convênio, promover a reestruturação da guarda municipal como
entidade local de prevenção aos conflitos e à violência.
Dessa forma, o município capacitou a guarda municipal para o
exercício de função ampliada, de atuação na guarda do patrimônio público, de
ordenamento do trânsito, e simultaneamente, do trabalho de prevenção ao
conflito social latente e/ou explícito.
O processo de reestruturação da guarda também compreendeu a
destinação de sede própria para secretaria, de aquisição de equipamentos para
as atividades operacionais para garantir o desempenho do monitoramento das
áreas mais críticas em relação à violência, com aquisição de carros e motos que
possibilitassem o trabalho de rondas; de equipamentos que consolidassem o
trabalho de construção de base de dados, tipo utensílios de informática e
comunicação.
O convênio com a SENASP também propiciou o treinamento de jovens
através do Projeto Guarda Jovem com capacitação na área de prevenção e cidadania.
E, para fortalecimento da política pública de segurança foi
construída numa perspectiva participativa, também prevista no Projeto que
originou o citado convênio, a Lei de criação do Conselho de Segurança Pública e
encaminhado para a Câmara Municipal de Goiana para aprovação.
2.3 Instituições
Pesquisadas (Públicas, Terceiro Setor e Conselhos de Direitos) frente à Rede de
Proteção Social na perspectiva preventiva a violência em Goiana.
A maioria das instituições pesquisadas registrou o déficit de
pessoal para o atendimento adequado a população, bem como, a precariedade nas
suas infraestruturas (física e de equipamentos), principalmente de veículos,
para atingir as metas sociais, no entanto, ressaltaram o comprometimento das equipes,
mesmos que deficitária, no trabalho que desenvolvem.
Foi percebido que as ações desenvolvidas no município relacionadas
à prevenção a violência são realizadas na maioria das vezes, isoladamente, sem
integração. Os programas/projetos em parceria foram citados pela minoria das instituições
pesquisadas, e mesmo assim, pautou a falta de apoio governamental em todas as
esferas para a eficácia das atividades, ocasionando resultados a quem do
planejado.
Percebeu-se também a falta de iniciativa das instituições de
conhecerem os programas ou ações desenvolvidas com foco na prevenção á
violência dos demais órgãos sejam públicos ou do Terceiro Setor.
Denotou-se também que as ações de prevenção à violência não são
socializadas com a comunidade, nem dada a devida visibilidade dessas ações para
as próprias instituições e nem para a população.
Com relação às causas e origem dos principais crimes ocorridos em
Goiana, a desestruturação familiar foi apontada como fator desencadeante, bem
como, a falta de políticas públicas de inclusão social, ou ineficácia das
existentes, principalmente, programas para atendimento e tratamento aos
usuários de drogas.
Foi unânime entre as instituições pesquisadas, a urgência de
envidar esforços de todas as áreas para ações de prevenção ao uso de drogas,
seja licitas ou ilícitas, em virtude do alarmante aumento das drogas no
município.
A falta ou número insignificante de programas de qualificação
profissional para os jovens no município foi sinalizado pela maioria dos
pesquisados, considerando a nova realidade do município de grandes
investimentos econômicos.
A questão da descontinuidade das ações governamentais municipais
também foi fator relevante abordado pela maioria dos investigados, devido à
falta de efetividade dos servidores.
Outras questões apontadas pela pesquisa:
·
A ociosidade foi citada como
causa da violência;
·
A falta de integração entre os
órgãos de seguranças pública local foi visto como desencadeador da ineficiência
das políticas;
·
A necessidade de implantação de delegacias,
programas sociais e de saúde na área litorânea;
·
A falta de
exploração da área turística como gerador de renda e de qualificação
profissional;
·
Rede de proteção
social e de enfrentamento à violência frágil, necessitando ser fortalecida.
Como ponto positivo das ações públicas: parceria estabelecida
entre o Ministério Público, Poder Judiciário e Governo Municipal na implantação
de um Núcleo especializado de violência contra a mulher e a quantidade razoável
de CRAS – Centro Referencia de Assistência Social, porém, com equipe Técnica defasada
e a captação de recursos através da SENASP/MJ por parte da SESTRAN para
investimento na prevenção a violência.
No
mais, foi verificada a falta de planejamento de todas as áreas para a prevenção
dos possíveis problemas que advirão em consequência dos investimentos
econômicos que o município está recebendo.
3.
SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM GOIANA
3.1
O referencial de dados de violência a partir da realidade municipal
apresentados pelas Instituições pesquisadas (instituições públicas, sociedade
civil, terceiro setor e conselhos de direitos).
A maioria das instituições
pesquisadas citaram os crimes de: tráfico de drogas, violência contra a mulher e
exploração sexual contra crianças e adolescentes como altos índices de
violência do município.
Foram citados também como
médios índices de violência, os crimes de: roubo e furto de veículos,
homicídios e assaltos.
E, unanimemente, todos os
pesquisados, citaram o alto índice de envolvimento de jovens com drogas, seja
traficando ou consumindo.
4.
SÍNTESE CONCLUSIVA
4.1
Os delineamentos para o plano de ação de enfrentamento à violência
A
perspectiva de uma ação, de uma política pública, de um esforço coletivo para
dirimir a crescente violência nas cidades, ainda constitui-se um desafio para
os gestores públicos municipais. Embora temos visto a crescente ampliação dos
órgãos de controle social e o aumento da participação do Terceiro Setor na
discussão dos problemas das cidades, ainda vemos o quanto temos que caminhar a
fim de garantir a implementação de uma política participativa que de fato
atenda às demandas sociais.
Porém, há aspectos que
devem ser ressaltados como pontos fortes na construção de uma política
integrada, qual seja a abertura para o diálogo das forças públicas policiais.
Sem sombra de dúvida, as Polícias Civil e Militar buscam cada vez mais, a
interlocução com a Guarda Municipal para atuarem em conjunto frente à crescente
demanda por ações de enfrentamento e combate à violência. O município, através
de sua estrutura para a área de prevenção, através do amplo patrocínio do
Ministério da Justiça, avança no conhecimento de sua missão com a valorização
de seus profissionais, via promoção da qualificação técnica e adequado uso de
equipamentos necessários à execução de seu labor.
Cumpre, com o diagnóstico
de fatos evidenciados através da aplicação de questionários, dados estatísticos
e entrevistas informais com representantes do poder público e da sociedade
civil, construir o planejamento da política de prevenção à violência a fim de
promover a parceria na discussão de questão que interessa a todos
os munícipes e na percepção do olhar diferente, onde cada instituição enxerga o
problema sob suas experiências e necessidades. Dessa forma, haverá mais coesão
entre propostas, legitimando uma gestão estratégica democrática e plural, onde
todos os cidadãos e cidadãs possam escrever a história de uma cidade e se
empenhem pelo alcance de resultados.
O município de Goiana
assume na atualidade um compromisso com o desenvolvimento da Mata Norte do
estado, com os inúmeros empreendimentos industriais e comerciais em instalação,
o que poderá comprometer a paz social se não houver um planejamento do impacto
dessa expansão econômica e a repercussão nas áreas de educação, saúde, moradia
e, consequentemente, segurança pública. Imprescindível a articulação das
políticas setoriais no município com os entes estadual e federal para promover
o desenvolvimento econômico com o bem-estar das pessoas.
- REFERÊNCIAS
AGÊNCIA CONDEPE FIDEM. Disponível em:
< http://www.condepefidem.pe.gov.br/
BASE DE DADOS DO ESTADO. Disponível
em: < http://www.bde.pe.gov.br>.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E
ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA
APLICADA (IPEA). Disponível
em: < www.ipea.gov.br/>.
PREFEITURA DE GOIANA. Disponível em:
< http://www.goiana.pe.gov.br/>.
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