Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2012

SESTRAN IMPLANTA PROJETO GUARDA JOVEM


Uma parceria da Secretaria de Segurança Cidadã, Trânsito e Transportes Urbanos – SESTRAN e Secretaria Nacional de Segurança Pública – ESNASP do Ministério da Justiça.
 
A implantação do Projeto Guarda Jovem visa favorecer a atuação integrada da Guarda Municipal da Cidade de Goiana - PE com as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, educadores e agentes da área de saúde focado especialmente na prevenção ao uso de drogas lícitas e lícitas entre os adolescentes das comunidades de Tejucupapo, Ponta de Pedras e Sede de Goiana, possibilitando aos jovens uma reflexão crítica acerca dos temas trabalhados, contribuindo para o desenvolvimento dessa juventude, resgatando-lhes a auto-estima de modo a proporcionar mudanças de atitudes e primando por um estilo de vida que privilegie a informação profissional, a solidariedade e a paz.


A implantação do Projeto nas comunidades será promovido com a distribuição de 5.000 (cinco mil) cartilhas educativas para jovens do centro urbano e dos distritos de Tejucupapo, Ponta de Pedras e outras comunidades apontadas como importantes pelo Conselho Municipal de Segurança, com a supervisão e as orientações dos Guardas Civis Municipais treinados como agentes multiplicadores de prevenção às drogas.
As cartilhas serão confeccionadas com linguagem jovem e atual abordando primordialmente os seguintes temas:
·         Danos da dependência química (físico, mental e social);
·         Sintomas físicos e mentais do usuário;
·         Drogas psicoativas e psicotrópicas;
·         Fatores de risco e de proteção e
·         Redes de ajuda.

A profissionalização prevista para o Projeto Guarda Jovem surge como canal para projeção de vida dos adolescentes e jovens, como forma de potencializar cada indivíduo em seu papel pessoal e social. Os jovens escolhidos para os cursos profissionalizantes devem atender aos seguintes pré-requisitos:
  1. Integrantes de família que tem a mãe como provedora.
  2. Renda familiar abaixo de 02 (dois) salários mínimos.
  3. Idade de 16 a 24 anos.
  4. Jovens matriculados ou não na rede escolar local;
Residente em uma das localidades escolhidas pelo projeto ou próximas a mesma.

Conteúdo Programático dos Cursos

OFICINA
CONTEÚDO
CARGA HORÁRIA
Atividades Psicossociais
Adaptação;
Atividades psicossociais;
Construção do percurso social formativo individualizado; autoestima; corpo e sexualidade; família.

20 horas-aulas
Cidadania e Direitos Humanos
Repassar conceitos básicos de cidadania e direitos humanos, de forma a proporcionar a inserção social do jovem, procurando cientificá-los dos seus direitos e deveres.

20 horas-aulas
Meio ambiente
Conceitos, leis ambientais, órgãos de proteção, reciclagem, os cuidados na preservação de mangues e praias. Educação ambiental e sustentabilidade.

20 horas-aulas
Drogas, Redução de danos e Prevenção
Problemática da saúde da criança e do adolescente com os pais; O papel da família na prevenção e tratamento de usuários de drogas; Formas de Tratamento; Drogas lícitas e ilícitas; Dependência química; A questão das drogas na adolescência e orientações quanto ao tratamento; Narcóticos anônimos; A família como espaço (des) favorável ao desenvolvimento humano;  Importância da Estrutura familiar e funções da família.

30 horas-aulas
Saúde e bem estar
Alimentação, higiene pessoal, saúde da mulher, saúde bocal, Durante as oficinas, os jovens serão estimulados expressar toda a sua criatividade em atividades de esporte, fazendo reflexões sobre o papel de cada um na sociedade e comunidade. Os jovens participarão de atividades esportivas que permitam o desenvolvimento da cidadania através de jogos cooperativos.

20 horas-aulas
Iniciação profissional
Ética profissional, Postura; Conduta; elaboração de currículo.

10 horas-aulas
Iniciação ao Turismo 
conceitos básicos da área de turismo e o conhecimento fundamental da História do Município de Goiana-PE, os produtos turísticos das praias locais. Conhecer os produtos turísticos e orientação ao turista. Orientação aos usos adequado da orla.

40 horas-aulas
Guarda Vidas
Introdução ao histórico do salvamento aquático no Brasil; Técnicas de salvamento a afogados- natação, emprego de meios de contato e flutuantes; Técnicas de atendimento pré-hospitalar em acidentes aquáticos. Orientação ao turista sobre o uso adequado do banho, locais não permitidos, orientação ao uso de bebidas e orientação para desaparecimentos de crianças e adolescentes.

40 horas-aulas
TOTAL

200 HORAS-AULAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário